Os pen drives são dispositivos de armazenamento móveis muito utilizado nos dias de hoje. Com um tamanho variado em cores e formas, estes produtos são capazes de levar músicas, filmes, documentos ou qualquer outro arquivo de um computador para outro, ate mesmo equipamentos com suporte para ele com uma tremenda facilidade.
Todo mundo tem, todo mundo usa, mas poucas pessoas sabem o que acontece sob a capa de plástico que reveste o pendrive.
Encontrar alguém que não saiba o que é um pendrive hoje é muito difícil .Os pen drives são tão populares que é difícil acreditar que ninguém tenha pensado neles antes do temidos disquetes.Apesar de estar no bolso, na bolsa, no pescoço, mala e em todos os lugares, nem todos sabem como funciona uma das maravilhas do mundo da informática. Para desvendar este mito, hoje você vai conhecer um pouco sobre a história e algumas dicas sobre ele.
A história do pendrive é bem curta e iniciou no ano de 2000. Já a da memória flash(utilizada para armazenar informações no pendrive), começou em 1980 com a Toshiba(um dos maiores fabricantes de eletronicos do Mundo). Os primeiros modelos de pendrive foram fabricados pela Trek Technology em conjunto com a IBM que começaram a ser vendidos na America do Norte em Dezembro do mesmo ano de fabricação, e eram chamados de DiskOnKey. A capacidade de armazenamento dos primeiros pendrives começou em 8 MB, o que era estraordinario naquele tempo, tendo em vista que os disquetes armazenavam no máximo 2,88 MB. O tempo foi passando e hoje chegamos a pendrives com a capacidade de 256MB de armazenamento.
Não tenho duvidas que hoje chegam a ser fenômenos de venda nos lugares de todo o Mundo. Mas porque? Uma das respostas pode ser devido a não necessidade de energia no dispositivo para armazenar dados, ser seguro e estável que ao contrario dos disquetes se encontra tantos problemas.
Pen drive também são conhecidos como USB Flash Drivers, por utilizar uma pequena memória flash para efetuar o armazenamento de dados.Uma das vantagens deste tipo de memória é o fato de ser eletrônica e não magnética, desta maneira os dados gravados dificilmente se perdem casa haja interferência de possíveis campos magnéticos.
Encurtando um pouco, eles possuem um chip regravável onde o processo de gravação é através de elétrons que ao receberem carga positiva se tornam um 1(um) e ao perder carga se transforma em 0 (zero).Famoso código binário em ação.
Outro bom motivo por ser sucesso o pen drive é encontrado com a famosa porta USB de comunicação, onde esta foi desenvolvida para a comunicação mais rápida e quase que universal entre os aparelhos eletrônicos novos.
Claro que para toda essa maravilha acabou atraindo os olhos dos "picaretas" os verdadeiros "xing-lings".Se atente nas marcas ao adquirir o seu pen drive, as marcas mais famosas são: Kingston, ScanDisk, Memorex e outros mais, que por serem famosas acabam sofrendo mais falsificação. Por incrivel que pareça hoje em dia as imitações estão ficando cada vez mais parecidos com os originais.Para isso a fabricante Kingston inovou e montou um site onde se pode verificar a autenticidade do seu pen drive veja abaixo:
http://www.kingston.com/brasil/verify/verifyflash.asp
http://www.kingston.com/brasil/verify/verifyflash.asp
Tome muito cuidado também com os pendrives com a capacidade muito alta, muitos golpes são aplicados desta forma.O "picareta" oferece um aparelho com alta capacidade e preço baixo e o cliente acaba sendo enganado comprando.Ex: O cliente compra um pendrive onde a etiqueta vem com a capacidade de 16GB e quando realmente vai utilizar percebe que não era bem aquilo que comprou. Tome muito cuidado com isso, hoje em dia não esta escrito quem é "picareta" ou não portanto desconfie de tudo muito fácil.
É isso ai galera, espero ter ajudado mais uma vez, continuem lendo os artigos aqui escritos e divirtam-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário